Visitando os blogs colaborativos dos grupos, pude observar que no grupo do ORKUT, a versão inicial do relatório traz bem definido o que é e como surgiu o mesmo, explicando sua utilização e sua aplicação pedagógica. Achei interessante o uso do slideshare para a elaboração do tutorial, que ficou claro e de fácil entendimento. Também foi utilizada a criação de links que remetem a comunidades do ORKUT. O grupo ainda está desenvolvendo o trabalho final, mas pode-se antecipar o objetivo foi alcançado, pois esta ferramenta através do tutorial, fica fácil de ser acessada e manuseada. Quanto ao Del.icio.us, senti a dificuldade da colega Elô, que acabou trabalhando sozinha, embora tenha feito um excelente trabalho. O blog que ela criou para a elaboração do tutorial ficou bom, ressaltando a diferença entre a diferença da ferramenta do grupo e o blogroll. O trabalho inicial está bem organizado, localizando o visitante quanto ao uso da ferramenta, embora ainda em construção, fazendo referências a sociedade atual, sua concepção e utilização no espaço pedagógico. Referente ao BUBBLESHARE, adorei a ferramenta, mas estou frustrada pois não consigo efetivar meu cadastro. Achei que o grupo organizou muito bem o tutorial e desenvolvimento do trabalho na versão inicial. Analisando o grupo que trabalhou com Flogs e Ferramentas para Blogs, achei interessante, bem elaborado, o tutorial nos dá uma imensa possibilidade de recursos, com passos claros e bem definidos. O trabalho através da introdução e desenvolvimento nos remete a caminhada no uso de blogs e flogs e suas aplicações pedagógicas. Os sites sugeridos são muito bons. Importante ressaltar os recursos utilizados para elaboração do blog, como o slidashare no tutorial entre outros. Após o término desta atividade vou aplicar com certeza os recursos disponibilizados pelo grupo em meu blog, com mais calma para estudar e me aprofundar. Quanto ao Trabalho com Mapas, fiquei um pouco confusa. Estes sites pelo que entendi são para acesso direto? O grupo elaborou um trabalho explicando o que são mapas, para que servem, algumas informações pedagógicas, que está em construção e com certeza irão aprofundar mais o tema. Achei um pouco complicado a ferramenta e fiquei com dúvidas quanto a exploração dos mapas. porém foram elencados muitos sites de pesquisa, que vou acessar e me aprofundar. Visitando o Google Textos e Planilhas, fiquei maravilhada com o que aprendi. Não tinha conhecimento até então deste editor de textos on line, com grande capacidade de armazenamento e acesso em qualquer lugar, sem ocupar espaço no computador. Achei o trabalho bem organizado, definições claras, um histórico da ferramenta bem elaborado, com links para outros sites e outros tutoriais, o que auxilia e facilita o nosso acesso. O trabalho inicial está em construçaõ, faltando ainda algumas etapas, que com certeza, o grupo concluirá no prazo solicitado. O grupo encarregado do aplicativo FLICKR organizou muito bem a pesquisa. Os passos do tutorial são de fácil aplicação, tanto que já fiz meu cadastro e utilizei em meu blog. Foi colocado teorias que levam a aplicação pedagógica do aplicativo. O trabalho inicial foi postado e o grupo já está em fase de conclusão final do mesmo, com clareza e coerência nas colocações. Analisando o recurso TOUFEE, achei que faltou ao grupo a elaboração do tutorial sobre a ferramenta, sua aplicação pedagógica e a versão inicial do trabalho ainda não foi postada para ser analisada, embora tenham pesquisado muito sobre a ferramenta, só está faltando sistematizar. Referente ao THUBSTACKS, achei o tutorial bem organizado, com a versão inicial do trabalho bem conduzida, explicando o que é este aplicativo e sua s formas de aplicação. ficou bem esclarecido sua s funcionalidades e facilidade de uso na web. O grupo que trabalhou com Histórias em Quadrinhos buscou um relato histórico deste tipo de trabalho pedagógico no Brasil. elaboraram um breve tutorial de como se cadastrar, porém a atividade solicitada, o relatório inicial, ainda não foi postado, para a análise da primeira versão.Também gostaria de ressaltar a ferramenta de nosso grupo, o YOUTUBE, para a utilização em postagens de pequenos vídeos.Após a análise e reflexão sobre o desenvolvimento dos trabalhos dos grupos, foi possível constatar que esta oficina nos mostrou uma imensidade de ferramentas ou aplicativos, alguns até então desconhecidos para uma grande parte de nosso grupo. Pode-se perceber que foi muito difícil para todos os grupos a exploração de cada uma destas ferramentas, pois além da dificuldade em trabalhar colaborativamente na Web, muitos tutoriais dos aplicativos encontram-se em língua estrangeira e tradução é complicada, pois há incoerência na concordância. Foi necessário muita pesquisa, recorrer a vários sites para a coleta e elaboração do material solicitado e o tempo de que dispunhamos era curto aumentando as dificuldades. Ao final desta oficina, vou elaborar um material pessoal, com todas as pesquisas dos grupos, as dicas das professoras e colegas e realizar um estudo mais profundo de cada aplicativo, pois quero conhecer bem a todos para utilizar como ferramenta de trabalho em nossas formações no NTE.
2 comentários:
Olá colega Tania
Vim aqui fazer uma visita ao seu blog. Gostei dele. seus texto são bons. Goste quando você falou do trabalho sobre Delocio.us.
Um ótimo domingo pra você. Eloisa
Olá colega,
Estou conferindo sua dica para alterar nossa versão final de trabalho colaborativo. Valeu, obrigada.
Maristela grupo flog
Postar um comentário