sexta-feira, 4 de maio de 2007

O que é a Blogosfera?



Entende-se por Blogosfera toda a comunidade e conteúdos que constituem os Blogs. O conjunto de quem faz, de quem disponibiliza e de quem lê Blogs é a Blogosfera.

Qual é a diferença entre um Blog e uma Página Pessoal (Homepage)?

A diferença assenta não só numa questão técnica mas também numa questão filosófica. Tecnicamente um Blog dispõe de uma ferramenta de edição que permite a qualquer leigo colocar de imediato os seus conteúdos on-line, e atualizá-los sempre sem precisar saber absolutamente nada de html. Filosoficamente, o Blog difere de uma Página Pessoal na medida em que as atualizações são muitíssimo mais freqüentes do que as que são habitualmente feitas a uma página pessoal, e porque tem um conceito cronológico associado. Há outras questões de ética de Blogs que imprimem uma diferença, como por exemplo, a teoria de que não se pode apagar artigos (posts), mas esta última é apenas um detalhe.
Uma página pessoal pode não ser atualizada com freqüência, mantendo o seu espírito intacto, um Blog que não é atualizado com freqüência, deixa de ser um Blog. Uma página pessoal pode ser estática (ou não), um Blog não pode ser estático, deixa de ser um Blog.

Nenhum comentário: